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Saiba como é feita a Biossegurança no consultório

  • janinesanfelipecou
  • 25 de fev. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 22 de mar. de 2021

A limpeza e desinfecção do ambiente odontológico sempre foi muito importante na rotina clínica e agora, em meio à pandemia de Covid-19, precisa ser intensificada.

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O risco de contaminação em ambiente odontológico pode ser grande, não só de COVID-19 como dos demais vírus e bactérias. Afinal, o atendimento é face a face com os pacientes. O profissional tem contato direto com sangue, saliva e demais fluídos corporais desses pacientes. Além disso, são utilizados diversos equipamentos odontológicos que produzem spray e, portanto, deixa partículas contaminadas em suspensão.

Por isso, antes de iniciar as atividades diárias e após cada atendimento, realizamos a limpeza e a desinfecção do consultório, dos equipamentos e dos instrumentais. Nas superfícies onde não são possíveis a aplicação de produtos químicos, por danificarem ou prejudicarem o funcionamento dos equipamentos, optamos pelo uso de barreiras mecânicas com filmes de PVC, sacos plásticos e TNT que são trocadas a cada atendimento.

Contato com pacientes antes da ida à consulta

Os cuidados com os pacientes já começam antes mesmo dele comparecer a consulta odontológica. Fazemos uma anamnese pelo telefone com perguntas relacionadas a sintomas que o paciente pode ter tido nos últimos dias. Dependendo das respostas, é avaliado se será possível realizar o atendimento ou se ele deverá ser adiado.

Caso a consulta seja confirmada, é importante orientar o paciente sobre alguns pontos:

  • Solicitar que, se possível, o paciente vá sozinho à consulta, reduzindo a quantidade de pessoas na sala de espera e evitando aglomerações;

  • Evitar que vá de cabelos soltos, bem como usar salto alto, pois isso dificulta o uso de propé.

Chegada do paciente à clínica

Aqui no consultório o paciente devevrá desinfectar seus calçados com Lysoform. Em seguida, o ideal é que ele guarde seus pertences e coloque o propé. Na sequência, o paciente deverá higienizar as mãos com álcool 70%,, colocar a touca e a capa de proteção.


Desparamentação do paciente


Após finalizar o atendimento, o paciente é informado de como deverá ser feito a remoção dos EPI’s. Começando pela touca, depois a capa e finalmente os propés.

Assim que o paciente retira os EPI’s, é necessário que novamente desinfete as mãos com álcool 70%.


 
 
 

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